O vento discutia com o sol sobre qual dos dois tinha mais força e poder. Como deles nenhum queria aceitar a superioridade do outro, resolveram então participar de uma prova.
Era assim o primeiro que conseguisse tirar a capa de um homem que , lá embaixo , caminhava pela rua , seria o vencedor. Pois bem , o vento começou a soprar furiosamente para cima daquele homem , chegando até mesmo a causar uma chuva violenta. E quanto maior era o vendaval , mais o homem se abrigada , segurando a capa com as duas mãos.
Chegando a vez do sol provar sua força , ele , de forma calma , começou a lançar seus raios quentes sobre a cabeça do pobre homem e o calor foi tanto que o brigou a tirar a capa e , suando , sentar à sombra de uma árvore.
Conheço muita gente que se encaixa perfeitamente nessa história. Aliás, você mesmo(a) deve conhecer muitas pessoas que agem como se fossem o vento , ou seja , tudo o que fazem é brigando , visando a força.
Mas também tem muita gente que vive agindo como o sol , iluminando e aquecendo todos aqueles que por elas passam.
Como você pode ver , o vento se acha sábio por se achar viril , forte. Mas mal sabe ele que a força é uma forma de defesa e que , na verdade, ele é fraco , e os fracos são cruéis. Então , os papéis estarão invertidos? Quem é o forte? E o fraco? Nem é legal responder já. Só sei que o sol , com sua brandura , conseguiu tudo o que queria. claro que tem os dias de sol e de tempestades , mas a sábia natureza proveu o mundo de mais dias de sol do que de vento. Então , é preciso que , no seu balanço de vida , você possa contar mais dias , horas , minutos de sol brilhando . . .
Nenhum comentário:
Postar um comentário